background
Image

Os cuidados com o sistema de transmissão

Quais os cuidados a serem tomados em relação à transmissão?


O sistema de transmissão automotiva é composto de motor, embreagem, caixa de mudança de marcha (Câmbio), eixo cardã e eixo traseiro, a ligação desses componentes também é conhecida como trem de força.


Embreagem


O primeiro conjunto de componentes é a embreagem composta pelo volante motor, disco, platô e rolamento.


Tem como função principal controlar a transmissão do motor para a caixa de mudança (Câmbio), facilitando o engate das marchas.


Manutenção preventiva a serem tomados com a embreagem.


Não descanse o pé no pedal da embreagem. Quando o pé é descansado no pedal causa o lixamento do disco, o desgaste provoca o superaquecimento do sistema.


Ao parar no sinal deixe o câmbio em ponto morto, sem colocar o pé no pedal da embreagem.


Não arranque o carro na segunda marcha, sempre arranque na primeira marcha para iniciar o movimento, ao aumentar a velocidade e diminuir a velocidade troque a marcha gradativamente de acordo com a rotação do motor. Isso vai fazer com que as peças da embreagem trabalhem suavemente evitando os desgastes


É muito importante manter a sincronização ao soltar o pedal da embreagem e acelerar o veiculo na hora da arrancada. Caso acelere demais e solte pouco a embreagem vai ocorrer a queima da embreagem fazendo com que o carro não se desenvolva, além de aumentar o consumo do combustível.


Quando o carro estiver em uma rampa acentuada não use a embreagem e o acelerador para segurar o carro, utilize sempre o freio de mão para arrancar com segurança e evitar o desgaste embreagem.


Caixa de Mudança de Marchas.


O segundo conjunto de componentes é a caixa de mudança de marchas (Câmbio).


Composto de eixos, engrenagens, conjuntos sincronizadores, luvas, buchas, garfos, trambulador, etc..


A principal função da caixa de mudança é a desmultiplicação da velocidade do motor para o diferencial, transformando força ou velocidade de acordo com a necessidade.


O Arvore Primária (Eixo Piloto), recebe a rotação do motor por meio da embreagem.


A engrenagem constante montada na Arvore Intermediaria recebe o movimento através da Arvore Primária e passa o movimento para as engrenagens moveis da Arvore Secundaria, proporcionando assim o engate das marchas através dos conjuntos sincronizadores.


Cuidados a serem tomados com a Caixa de Mudança de Marchas.


Evitar a troca de marcha brusca, fazer arrancada brusca, descansar a mão na alavanca do câmbio, caso essas precauções não sejam tomadas pode comprometer a vida útil de todas as peças do sistema, principalmente os anéis dos conjuntos sincronizadores, rolamentos e a embreagem.


Eixo Cardã.


É o componente responsável pela a transmissão do torque para os eixos dos veículos.


Eixo Traseiro


Composto de Caixa de Satélites, Conjunto Coroa e Pinhão, Cruzeta, Satélites, Planetárias, Arruelas, Calços, Semieixos, etc…


Função: Fazer a redução conforme a relação de números de dentes da coroa e pinhão, possibilitando força ou velocidade.


Através do Conjunto de Engrenagens, composto de Cruzeta, Satélites, Planetárias, Arruelas fazer a compensação da diferença de velocidade das rodas na curva.


Cuidados a serem tomados com o Eixo Traseiro – Diferencial


Além da limpeza dos ajustes e regulagem na hora da montagem, é importante obedecer aos limites de carga especificados para cada modelo de eixo, é de extrema importância a limpeza de todo os componentes e a troca periódica do óleo conforme especificações do fabricante do veículo.


Porque é importante manter o óleo da caixa no nível correto?


A utilização de óleo especificado pelo fabricante do veiculo é muito importante, como também sempre verificar o nível de óleo. Caso a quantidade de óleo seja insuficiente pode ficar muito aquecido e causar desgaste nos dentes das engrenagens e demais componentes.


Nos dentes de engrenagens devido à falta de óleo normalmente ocorre pequenas trincas na área de contato dos dentes, em caso mais avançado o desprendimento da camada de dureza dos dentes, danificando todos os componentes.


 

Roberto Arazera
Consultor Técnico
roberto.arazera@maxgear.com.br